Apoio ao Estudo - Graduação em Psicologia
Profa. Dra. Cláudia Alquati Bisol
Alguns dos principais autores

José Bleger
Nascimento: 1922, Santa Fé, Argentina
Falecimento: 1972, Buenos Aires, Argentina
Psiquiatra e psicanalista argentino. Ficou conhecido a partir de seus trabalhos no campo da Psicanálise, Psicologia, Grupos e instituições, em especial nos anos 1960. Tornou-se referência no Brasil para o termo “Psicologia Institucional”.
Considera a Psicologia Institucional uma forma de intervenção com foco social. Sua prática é uma forma de fazer a psicologia enquanto profissão, e não uma simples aplicação de uma teoria.
Obras importantes:
1966 - Psicohigiene e Psicologia Institucional
1958 - Psicanálise e Dialética Marxista
1964 - Temas de Psicologia – Entrevistas e Grupos
Gregório Baremblitt
"Gregório Franklin Baremblitt é um psiquiatra nascido na Argentina, que migrou ao Brasil durante o regime da ditadura militar em seu país natal na década de 1970. Sua trajetória pessoal, intelectual e profissional está intimamente relacionada às iniciativas e movimentos que participou; Gregório é um sujeito de grupos, de coletivos, de maltas. Participante e fundador de inúmeras associações dedicou sua vida ao fomento de formas mais potencializadas de vida, tanto no âmbito político, como clínico, culminando no seu invento mais potente, chamado de Esquizodrama. Introdutor da Esquizoanálise de Deleuze e Guattari em países como Brasil, Argentina e Uruguai, sua produção se estende a inúmeros campos: psicanálise, saúde mental, psicologia de grupos, análise institucional, socioanálise, política, esquizoanálise, esquizodrama, etc., em que assume posturas transdisciplinares e inventivas. Pode-se dizer que é um grande bricoleur, que de distintas articulações de campos diferentes, costuma produzir seus inventos. Pensador de imensa magnitude, é constantemente convidado para eventos e publicações de muitas associações em diversos temas".
Fonte:
Hur, Domenico Uhng. (2014). Trajetórias de um pensador nômade: Gregório Baremblitt. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 14(3), 1021-1038. Recuperado em 24 de julho de 2023, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812014000300018&lng=pt&tlng=pt.
Georges Lapassade
Georges Lapassade (1924 - 2008), filósofo e sociólogo francês que se dedicou à psicossociologia, etnologia, pedagogia e análise das instituições. Fundou a Análise Institucional e interessou-se pela pedagogia institucional, entendida como disciplina capaz de fazer emergir o inconsciente dos grupos nas instituições, propondo assim favorecer uma mudança geral nas modalidades relacionais existentes no seu interior, abrindo assim o campo à dimensão política.
Através da análise institucional procurou analisar as dinâmicas dos pequenos grupos e das instituições e organizações, entendidas como lugares de reprodução das contradições sociais, com particular atenção para os processos de burocratização que neles ocorrem.
Erving Goffman
"(...) Goffman inovou nas análises realizadas em hospitais psiquiátricos, que se tornaram referência em pesquisas sobre doenças e práticas em instituições de assistência à saúde. Em Asylums: essays on the social situations of mental patients and other imates, livro lançado em português, em 1974, com o título Manicômios, prisões e conventos, cria conceitos importantes: instituição total, “local de residência e trabalho onde um grande número de indivíduos com situação semelhante, separados da sociedade mais ampla por considerável período de tempo, levam uma vida fechada e formalmente administrada”; e carreira de paciente, trajetória percorrida pelo paciente, que inclui aspectos íntimos e públicos.
Na obra, Goffman relata sua experiência como pesquisador visitante no laboratório de estudos do Instituto Nacional de Saúde Mental, em Maryland, onde acompanhou a rotina em enfermarias; e o trabalho de campo como observador participante no Hospital St. Elizabeth Hospital, em Washington, primeiro grande hospital psiquiátrico dos Estados Unidos".
Fonte:
Erving Goffman, o sociólogo do infinitamente pequeno na vida cotidiana - 22/09/2021. Dispoível em https://www.coc.fiocruz.br/index.php/pt/todas-as-noticias/2042-erving-goffman-o-sociologo-do-infinitamente-pequeno-na-vida-cotidiana.html
