top of page

Pensar, propor, provocar...

 

Livros e filmes para sair do comum, ultrapassar o cotidiano, provocar o pensamento.

Incomodar e desacomodar, dispor de outro modo, indispor, colocar ou deslocar, instar, mover.

Vigiar e Punir, de Michel Foucault

Publicado em 1975, o livro examina os mecanismos sociais e teóricos que motivaram as grandes mudanças que se produziram nos sistemas penais ocidentais durante a era moderna. É dedicado à análise da vigilância e da punição, que se encontram em várias entidades estatais (hospitais, prisões e escolas).

1984, de George Orwell

Escrito em 1949, este livro é o último romance de George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair (1903-1950). Winston, personagem principal de “1984”, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho.

Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley

Publicado em 1932, o livro denuncia aspectos desumanizadores do progresso científico e material. A história se passa em uma sociedade futurística onde as pessoas são produzidas em massa, divididas em castas e condicionadas a viverem sob um sistema onde as regras sociais devem prevalecer.

A Metamorfose, de Franz Kafka

Escrito em 1912, o livro coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante, Gregor Samsa, transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado, difícil de acreditar.

Biche de Sete Cabeças, filme de 2001

Neto (Rodrigo Santoro) é um jovem que tem um relacionamento difícil com seu pai. O pai despreza o mundo de Neto e quando descobre com o filho está usado drogas ilícitas decide interna-lo em um hospital psiquiátrico. O funcionamento da instituição modificará para sempre a vida de Neto.

Um Estranho no Ninho, filme de 1976

Randle Patrick McMurphy (Jack Nicholson)  é um prisioneiro que finge estar com uma doença mental para não precisar trabalhar, e assim acaba indo para um hospital psiquiátrico. Lá, ele estimula que seus colegas se revoltem contra as normas rígidas do local, mas ele não tem ideia do preço que pagará por isso.

Garota Interrompida, filme de 2000

Depois uma sessão com um psicanalista que nunca havia visto antes, Susanna Kaysen (Winona Ryder) é diagnosticada com Transtorno de Personalidade Bordeline. Enviada para um hospital psiquiátrico, ela conhece um novo mundo.

Please reload

bottom of page