Apoio ao Estudo - Graduação em Psicologia
Profa. Dra. Cláudia Alquati Bisol
Conceitos
Ferramentas que nos ajudam a pensar
Individual e social
Animação baseada na obra do artista M.C. Escher (1898-1972), intitulada Möbius Strip II.
Uma fita de Möbius deve o seu nome a August Ferdinand Möbius, que a estudou em 1858. Trata-se de um espaço topológico obtido pela colagem das duas extremidades de uma fita, após efetuar meia volta em uma delas.
Imagem potente para pensarmos se existe ou não um corte entre o interior e o exterior, o dentro e o fora, o normal e o patológico, o individual e o social.

A oscilação da silhueta feminina foi sempre ditada pelos padrões estéticos e comportamentais de seu tempo. Conheça um pouco dessa história, por João Braga (professor de história da moda da Faap), publicada na Revista Veja em 05/08/2015

A fartura era o símbolo de saúde e poder econômico nos burgos da Alta Renascença. Mesmo em telas de cunho religioso, bonito era mostrar mulheres roliças, com seios amplos, em forma de maçã. Ideal estético: Santa Maria Madalena, do pintor italiano Ticiano.

Há uma revalorização dos seios pequenos, o que remete à rotina prática e à boa forma física. A mulher conquistou altos postos no mercado de trabalho, mas não abandonou os cuidados com a própria beleza. Ideal estético: Scarlett Johansson. A atriz passou a exibir seios menores recentemente

A oscilação da silhueta feminina foi sempre ditada pelos padrões estéticos e comportamentais de seu tempo. Conheça um pouco dessa história, por João Braga (professor de história da moda da Faap), publicada na Revista Veja em 05/08/2015
Instituinte e Instituído
"O instituinte transmite uma característica dinâmica; o instituído transmite uma característica estática, congelada. Então é evidente que o instituído cumpre um papel histórico importante, porque as leis criadas, as normas constituídas ou as pautas, os padrões, vigoram para regular atividades sociais, essenciais à vida em sociedade. (...)
Mas acontece que essa vida é um processo essencialmente cambiante, mutativo; então, para que os instituídos sejam úteis, sejam funcionais na vida social, eles têm que estar acompanhando a transformação da vida social mesma para produzir cada vez mais novos instituídos que sejam apropriados aos novos estados sociais"
Fonte: Compêndio de análise institucional e outras correntes (G. Baremblitt)
O que são as instituições totais?
Entenda as contribuições do cientista social, antropólogo, sociólogo e escritor canadense Ervin Goffman (1922-1982).
Instituições Totais
Esquizoanálise
Trecho ilustrativo extraído do filme Pink Floyd The Wall. O musical/animação foi produzido no ano de 1982 pelo diretor britânico Alan Parker, baseado no álbum The Wall, da banda Pink Floyd.
Imagem potente para pensarmos transformações constantes, desterritorialiações, formas e anti-formas, linhas de fuga...
Rizoma
Multiplicidade que não pode ser reduzida à unidade; todos os pontos podem ligar-se a qualquer outro; não há hierarquia, se constitui por ramificações diversas.
Forma aberta, sempre podendo ampliar suas ligações por linhas de fuga, linhas de diferentes intensidades.
“A árvore impõe o verbo ‘ser’. Mas o rizoma tem como tecido a conjunção ‘e...’. Há nesta conjunção força suficiente para sacudir e desenraizar o verbo ser.” (Deleuze & Guattari, Mil Platôs I)
Contribuição: Fernanda de Quadros Koch


"O modo pelo qual os indivíduos vivem essa subjetividade oscila entre dois extremos: uma relação de alienação e opressão, na qual o indivíduo se submete à subjetividade tal como a recebe, ou uma relação de expressão e criação, na qual o indivíduo se reapropria dos componentes da subjetividade."
(Deleuze & Guattari, Mil Platôs II, 1999, p. 33)
Contribuição: Fernanda de Quadros Koch
Imagem: Ilustração de Davide Bonazzi (http://www.davidebonazzi.com/portfolio.html)
Sociedade Disciplinar - Sociedade de Controle

"Basta então colocar um vigia na torre central e em cada cela trancafiar um louco, um doente, um condenado, um operário ou um estudante. (...) Em suma, inverte-se o princípio da masmorra;
a luz e o olhar de um vigia captam melhor que o escuro que,
no fundo, protegia.”
(Foucault, 1975/1991, p.210)

"As sociedades disciplinares são aquilo que estamos deixando pra trás, o que já não somos. Estamos entrando nas sociedades de controles, que funcionam não mais por confinamento, mas por controle contínuo e comunicação instantânea.”
(Deleuze, Conversações, 1990, p. 220)
Contribuição: Fernanda de Quadros Koch